icons_abc_tel
icons_abc_mail
icons_abc_facebook
icons_abc_location

Como identificar problemas visuais na escola?

O professor observador pode identificar nos seus alunos sinais e sintomas que podem indicar problemas no processamento e rendimento visual e assim, prevenir diversos problemas relacionados às habilidades visuais.

Saiba como observar os seguintes problemas visuais:

Casos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo

  • Queixa de visão embaçada
  • Dores de cabeça
  • Olhos vermelhos após esforço
  • “Entorta” um dos olhos
  • Esfrega os olhos
  • Lacrimeja

Problemas de Focalização

  • Aproxima muito os olhos do caderno
  • Dificuldade em copiar da lousa
  • Pouca compreensão de leitura
  • Evita realizar as tarefas
  • Cansa-se ao ler
  • Piora de rendimento com o passar do tempo

Problemas de movimentos oculares

  • Move a cabeça excessivamente quando lê
  • Perde o local de leitura e salta linhas ao ler
  • Omite letras, palavras ou números
  • Acompanha a leitura com o dedo
  • Baixa velocidade de leitura
  • Baixa compreensão de textos lidos
  • Dificuldade em manter a atenção
  • Dificuldade em manter o equilíbrio
  • Cobre um dos olhos
  • Inverte (espelha) letras e números

Problemas de Percepção de Formas

  • Confunde palavras que iniciam de forma similar
  • Dificuldade em reconhecer letras, palavras ou formas simples
  • Dificuldade com grafias (fontes de letras diferentes)
  • Dificuldade em compreender conceitos matemáticos, tamanho, magnitude e posição
  • Dificuldade de distinção entre a ideia principal e detalhes menos importantes
  • Dificuldade em interpretar textos

Problemas de Integração Visomotora

  • Escrita e desenho descuidado
  • Não se mantém sobre a linha
  • Pouca habilidade para copiar
  • Responde melhor oralmente do que por escrito
  • Baixo rendimento nos esportes
  • Coordenação comprometida

Problemas de Direcionalidade

  • Dificuldade em aprender e reter a noção de direita e esquerda
  • Inverte (espelha) letras e números
  • Dificuldade em se localizar e consequentemente se posicionar no espaço

Aprendemos a ver assim como aprendemos a andar e falar e, se a visão é aprendida, certamente pode ser melhorada.

Diante da percepção de algum dos sinais ou sintomas acima descritos, recomenda-se que o professor encaminhe o aluno para uma avaliação optométrica especializada no processamento e rendimento visual o mais breve possível.

Saiba mais sobre Processamento e Rendimento Visual


Fernando Nassif
Terapeuta Visual Comportamental
Bacharel / Especialista – UnC
CROO-SP 09.0427

ABC Aprendizagem