icons_abc_tel
icons_abc_mail
icons_abc_facebook
icons_abc_location

Som Alto nos Fones de Ouvido pode causar danos na Audição?

A perda auditiva induzida por altos níveis de pressão sonora é uma atual preocupação porque muitas atividades de lazer populares podem expor você a níveis de riscos.

O limite de volume estabelecido pela OMS é de 65 decibéis, não podendo ultrapassar o volume de 85 decibéis, no entanto muitos aparelhos hoje chegam a 120 decibéis.

Som Alto nos Fones de Ouvido pode causar danos na Audição? - ABC Aprendizagem - Audiologia

Quanto maior o nível de som e quanto mais longo a sua exposição, mais danos podem ocorrer. Existe uma relação entre o tempo de exposição e a intensidade do som, sendo que a partir de 85 dB podemos estar sujeitos à perda auditiva. Esta relação é mostrada pelo Instituto Nacional de Saúde Segura e Ocupacional de Niosh na tabela abaixo.

Decibéis (db) Tempo de Exposição ao Som
85 db 8 horas
88 db 4 horas
91 db 2 horas
94 db 1 hora
97 db 30 minutos
100 db 15 minutos
103 db 7,5 minutos
106 db 3,5 minutos

Para saber se sua audição está em risco, você precisa saber o quão alto está o som de seu estéreo pessoal e por quanto tempo utiliza-o por dia.

Fique atendo, quando a música impede de ouvir sons externos, como de trânsitos ou pessoas falando nas proximidades ou quando as pessoas ao seu lado também conseguem ouvir a música que você está escutando, é sinal de que o volume está muito alto.

Ao ser consciente dos níveis de ruído em torno de você e tomar algumas precauções simples, você pode prevenir a perda de audição ao longo de sua vida. Seguem algumas dicas que podem ajudar a proteger sua audição:

  • Use o volume sempre na metade da graduação máxima do seu aparelho.
  • Em um ambiente silencioso ajuste o seu leitor de música para um nível confortável. Evite modificar este volume quando estiver em um local barulhento para abafar o ruído de fundo.
  • Prefira fones supra-auriculares, de tamanho médio e que cubram toda a orelha, ao invés de intra-auriculares que são fones pequenos que encaixam direto no conduto auditivo, estes modelos direcionam o som diretamente ao tímpano e podem gerar um nível de pressão sonora maior.
  • É importante fazer pausas/repouso auditivo, principalmente após a um show ou quando ficar exposto a um som muito alto em um determinado dia.
  • Se você é um músico, aproveite os protetores de ouvido especiais que protegem sua audição enquanto preserva a qualidade do som.
  • Faça download de um aplicativo para smartphone que o ajude a monitorar sua exposição a níveis de ruídos prejudiciais.

Foi constatado em pesquisa que mesmo os jovens que acreditam que o uso de estéreos pessoais em volume máximo possa causar perda auditiva, um grande contingente permanece com hábitos de uso inadequados desses equipamentos. A participação ativa da escola frente ao papel que desempenha na formação dos jovens, desenvolvimento de ações educacionais sobre os riscos que a exposição inadequada aos ruídos pode auxiliar na modificação do comportamento destes jovens (Luz e Borja, 2012).

Caso perceba a diminuição da capacidade auditiva, zumbido ou sensação de ouvido tapado procure um especialista. Consulte um otorrinolaringologista e uma vez ao ano faça audiometria se necessário.

Para saber mais sobre Audiologia ou agendar uma avaliação com a Audiologista do ABC Aprendizagem, clique aqui.


Dra. Elisiane Miranda
Fonoaudióloga
CRFa. 2-8651/7

ABC Aprendizagem