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O que é Processamento Auditivo Central?

É a decodificação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex cerebral. (Katz, 1992)

É o conjunto das habilidades específicas que a criança precisa para interpretar o que ouve. Estas habilidades são governadas pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro, e podem ser agrupadas em cinco áreas gerais.

(Ferre, 1997)

O Processamento Auditivo envolve as seguintes habilidades auditivas:

  • Habilidades de vigilância: relacionada como o indivíduo presta atenção à fala e aos sons de seu ambiente. Importante para se concentrar em um estímulo determinado, ignorando o ruído de fundo;
  • Habilidades de localização de fonte sonora: importante para o estado de alerta, manutenção da atenção auditiva e escolha do estímulo para atenção;
  • Habilidades de discriminação: fundamental para o desenvolvimento da Consciência Fonológica, ou seja, capacidade do cérebro em “ouvir” as diferenças entre os sons falados, como “b” e “p” ou “t” e “d”;
  • Habilidade de Associação: capacidade do indivíduo para receber partes de informação auditiva, analisá-las, dando-lhes um significado, permitindo, assim, a compreensão;
  • Habilidades de Integração: relacionam-se com a capacidade do individuo ouvir conjuntos de sons e uni-los com outras informações sensoriais, para dar significado a uma mensagem ou tarefa;
  • Habilidades de processamento temporal: mostram o quanto um individuo é capaz de seguir a sequência, organizar e recordar aquilo que ouve.

Para que precisamos ter boas habilidades de Processamento Auditivo?

  • Para sermos capazes de nos comunicar com outros
  • Para aprendermos uma nova informação
  • Para realizar tarefas em nossa vida diária

O que é Distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC)?

Inabilidade ou impedimento da habilidade de atender, discriminar, reconhecer ou compreender as informações apresentadas auditivamente, mesmo em indivíduos com acuidade auditiva e inteligência normal.

Association of Children and Adults with Learning Disabilities; ASHA, 1996

Quando encaminhar para o exame do Processamento Auditivo (PAC)?

Algumas manifestações comportamentais, de comunicação oral, escrita e comunicação social são observadas:

  • Esquecer rapidamente o que foi dito;
  • Desatenção;
  • Dificuldade em seguir instruções verbais;
  • Pede para repetir o que foi dito;
  • “Ô, “como”, “o quê”? Pelo menos cinco vezes ao dia;
  • Agitação ou muito quieto;
  • Desajeitado e desorganizado;
  • Alterações articulatórias (trocas fonêmicas);
  • Problemas com as regras da língua (estrutura gramatical);
  • Dificuldade em compreender em ambiente ruidoso;
  • Dificuldade em compreender palavras com duplo sentido;
  • Inversão de grafemas;
  • Troca de grafemas;
  • Disgrafias;
  • Dificuldade de compreender o que leu;
  • Leitura inferior para idade;
  • Dificuldade na coordenação motora fina.

Quando o individuo apresentar três ou mais das manifestações citadas é importante encaminhar para avaliação do Processamento Auditivo (Central).


Qual idade é indicada para o encaminhamento da Avaliação do Processamento Auditivo Central?

É indicado avaliação do Processamento Auditivo (Central) a partir de 6/7 anos de idade.


Treino Auditivo

Pode ser realizado de duas maneiras, formal (em cabine acústica) e informal (em consultório fonoaudiológico) a critério do fonoaudiólogo.

O Fonoaudiólogo é o profissional capacitado para interver e treinar as habilidades auditivas.


Elisangela Basarin de Faria Batista
Fonoaudióloga
Especialista em Voz (CFFA)
CRFa – 8184

ABC Aprendizagem