O que é Processamento Auditivo Central?
É a decodificação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex cerebral. (Katz, 1992)
É o conjunto das habilidades específicas que a criança precisa para interpretar o que ouve. Estas habilidades são governadas pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro, e podem ser agrupadas em cinco áreas gerais.
(Ferre, 1997)
O Processamento Auditivo envolve as seguintes habilidades auditivas:
- Habilidades de vigilância: relacionada como o indivíduo presta atenção à fala e aos sons de seu ambiente. Importante para se concentrar em um estímulo determinado, ignorando o ruído de fundo;
- Habilidades de localização de fonte sonora: importante para o estado de alerta, manutenção da atenção auditiva e escolha do estímulo para atenção;
- Habilidades de discriminação: fundamental para o desenvolvimento da Consciência Fonológica, ou seja, capacidade do cérebro em “ouvir” as diferenças entre os sons falados, como “b” e “p” ou “t” e “d”;
- Habilidade de Associação: capacidade do indivíduo para receber partes de informação auditiva, analisá-las, dando-lhes um significado, permitindo, assim, a compreensão;
- Habilidades de Integração: relacionam-se com a capacidade do individuo ouvir conjuntos de sons e uni-los com outras informações sensoriais, para dar significado a uma mensagem ou tarefa;
- Habilidades de processamento temporal: mostram o quanto um individuo é capaz de seguir a sequência, organizar e recordar aquilo que ouve.
Para que precisamos ter boas habilidades de Processamento Auditivo?
- Para sermos capazes de nos comunicar com outros
- Para aprendermos uma nova informação
- Para realizar tarefas em nossa vida diária
O que é Distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC)?
Inabilidade ou impedimento da habilidade de atender, discriminar, reconhecer ou compreender as informações apresentadas auditivamente, mesmo em indivíduos com acuidade auditiva e inteligência normal.
Association of Children and Adults with Learning Disabilities; ASHA, 1996Quando encaminhar para o exame do Processamento Auditivo (PAC)?
Algumas manifestações comportamentais, de comunicação oral, escrita e comunicação social são observadas:
- Esquecer rapidamente o que foi dito;
- Desatenção;
- Dificuldade em seguir instruções verbais;
- Pede para repetir o que foi dito;
- “Ô, “como”, “o quê”? Pelo menos cinco vezes ao dia;
- Agitação ou muito quieto;
- Desajeitado e desorganizado;
- Alterações articulatórias (trocas fonêmicas);
- Problemas com as regras da língua (estrutura gramatical);
- Dificuldade em compreender em ambiente ruidoso;
- Dificuldade em compreender palavras com duplo sentido;
- Inversão de grafemas;
- Troca de grafemas;
- Disgrafias;
- Dificuldade de compreender o que leu;
- Leitura inferior para idade;
- Dificuldade na coordenação motora fina.
Quando o individuo apresentar três ou mais das manifestações citadas é importante encaminhar para avaliação do Processamento Auditivo (Central).
Qual idade é indicada para o encaminhamento da Avaliação do Processamento Auditivo Central?
É indicado avaliação do Processamento Auditivo (Central) a partir de 6/7 anos de idade.
Treino Auditivo
Pode ser realizado de duas maneiras, formal (em cabine acústica) e informal (em consultório fonoaudiológico) a critério do fonoaudiólogo.
O Fonoaudiólogo é o profissional capacitado para interver e treinar as habilidades auditivas.