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Quando Avaliar a Audição do seu Filho?

Audição na Infância

A audição é extremamente importante para a aquisição da linguagem e da comunicação por meio da fala. Já na 20º semana de gestação o bebe é capaz de ouvir os sons produzidos externamente a barriga da mãe.

Ao nascimento, sempre que possível, é realizado uma triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) antes da alta hospitalar. Os procedimentos disponíveis para essa triagem são a pesquisa das emissões otoacústicas e do potencial evocado de tronco encefálico.

A partir do nascimento até os dois anos de vida a criança passará por um período de desenvolvimento das habilidades auditivas (detecção, discriminação, localização, reconhecimento e compreensão auditiva).

A avaliação da audição da população infantil se faz necessária a fim de identificar quaisquer alterações e possibilitar um tratamento precoce.

O uso de técnicas adequadas a idade cognitiva da criança é vital no processo de avaliação, sendo ainda necessário utilizar uma bateria de testes para identificar o problema auditivo:

  • Imitanciometria – avaliação da função da orelha média – A partir de 0 meses
  • Avaliação das Habilidades Auditivas – respostas comportamentais aos sons – 0 meses a 2 anos
  • Audiometria de Reforço Visual – 06 meses a 03 anos
  • Audiometria Lúdica – 3 anos ou mais

Posteriormente, ao ingressar na escola (educação infantil), por volta dos 4 anos, espera-se que a toda criança realize novamente uma avaliação auditiva, a fim de prevenir dificuldades no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, já que ambas estão diretamente ligadas a audição. Esta avaliação deverá ser repetida uma vez por ano ou quando ocorrer alguma intercorrência.

Uma das grandes utilidades da Avaliação Audiológica é detectar deficiências auditivas, muitas vezes despercebidas, mas que são causas do baixo rendimento escolar.

Observações do comportamento auditivo em crianças:

  • 0 a 3 meses – criança acorda ou assusta com barulho intenso
  • 3 a 6 meses – presta atenção em pequenos barulhos, procura ou localiza origem do som
  • 6 a 12 meses – localiza fonte sonora, balbucia alguns sons
  • 1 a 2 anos – compreende ordens, fala algumas palavras ou frases simples
  • 2 a 4 anos – evolui a fala aumentando vocabulário e consegue elaborar frases mais complexas, assiste TV em volume normal
  • Após 4 anos – fala corretamente sem trocas de letras

Alertas para fazer uma Avaliação Audiológica:

  • Desatenção
  • Aumentar volume da TV
  • Falar mais alto que habitual
  • Baixo rendimento escolar

Algumas crianças, mesmo com acuidade auditiva normal, apresentam dificuldades de processar a informação auditiva detectada, podendo apresentar dificuldades de aprendizagem e de concentração em sala de aula.

Nos casos de suspeita de alteração no Processamento Auditivo Central, o pediatra e/ou a escola devem encaminhar a criança para uma avaliação especifica. Quando detectado um prejuízo do processamento auditivo a criança poderá realizar um treino especifico em cabina acústica para adequar estas habilidades auditivas.


Dra. Elisiane Miranda
Fonoaudióloga
CRFa – 02-8651/7

Fernanda Regina Perucci Bolognesi
Fonoaudióloga
CRFa – 02-5963

ABC Aprendizagem