Quando Avaliar a Audição do seu Filho?
Audição na Infância
A audição é extremamente importante para a aquisição da linguagem e da comunicação por meio da fala. Já na 20º semana de gestação o bebe é capaz de ouvir os sons produzidos externamente a barriga da mãe.
Ao nascimento, sempre que possível, é realizado uma triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) antes da alta hospitalar. Os procedimentos disponíveis para essa triagem são a pesquisa das emissões otoacústicas e do potencial evocado de tronco encefálico.
A partir do nascimento até os dois anos de vida a criança passará por um período de desenvolvimento das habilidades auditivas (detecção, discriminação, localização, reconhecimento e compreensão auditiva).
A avaliação da audição da população infantil se faz necessária a fim de identificar quaisquer alterações e possibilitar um tratamento precoce.
O uso de técnicas adequadas a idade cognitiva da criança é vital no processo de avaliação, sendo ainda necessário utilizar uma bateria de testes para identificar o problema auditivo:
- Imitanciometria – avaliação da função da orelha média – A partir de 0 meses
- Avaliação das Habilidades Auditivas – respostas comportamentais aos sons – 0 meses a 2 anos
- Audiometria de Reforço Visual – 06 meses a 03 anos
- Audiometria Lúdica – 3 anos ou mais
Posteriormente, ao ingressar na escola (educação infantil), por volta dos 4 anos, espera-se que a toda criança realize novamente uma avaliação auditiva, a fim de prevenir dificuldades no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, já que ambas estão diretamente ligadas a audição. Esta avaliação deverá ser repetida uma vez por ano ou quando ocorrer alguma intercorrência.
Uma das grandes utilidades da Avaliação Audiológica é detectar deficiências auditivas, muitas vezes despercebidas, mas que são causas do baixo rendimento escolar.
Observações do comportamento auditivo em crianças:
- 0 a 3 meses – criança acorda ou assusta com barulho intenso
- 3 a 6 meses – presta atenção em pequenos barulhos, procura ou localiza origem do som
- 6 a 12 meses – localiza fonte sonora, balbucia alguns sons
- 1 a 2 anos – compreende ordens, fala algumas palavras ou frases simples
- 2 a 4 anos – evolui a fala aumentando vocabulário e consegue elaborar frases mais complexas, assiste TV em volume normal
- Após 4 anos – fala corretamente sem trocas de letras
Alertas para fazer uma Avaliação Audiológica:
- Desatenção
- Aumentar volume da TV
- Falar mais alto que habitual
- Baixo rendimento escolar
Algumas crianças, mesmo com acuidade auditiva normal, apresentam dificuldades de processar a informação auditiva detectada, podendo apresentar dificuldades de aprendizagem e de concentração em sala de aula.
Nos casos de suspeita de alteração no Processamento Auditivo Central, o pediatra e/ou a escola devem encaminhar a criança para uma avaliação especifica. Quando detectado um prejuízo do processamento auditivo a criança poderá realizar um treino especifico em cabina acústica para adequar estas habilidades auditivas.