Psicomotricidade
A Psicomotricidade é a ciência que estuda o movimento e as propriedades do corpo, de forma organizada e integrada, e a relação do corpo com os processos mentais. A má constituição do desenvolvimento psicomotor pode acarretar em futuros problemas na escrita, leitura, direção gráfica, discriminação de letras, ordenação de sílabas, abstração (matemática), análise gramatical, entre outros.
A Disgrafia, usualmente chamada de “problema da letra feia”, é um dos distúrbios avaliados pelo Psicomotricista, que ocorre devido a incapacidade da criança de recordar a grafia das letras ao escrevê-las. Através de uma Avaliação Psicomotora, este distúrbio pode ser identificado, avaliado e corrigido.
A estrutura da educação psicomotora é fundamental para o processo de aprendizagem, e os enfoques da avaliação e intervenção motora no ABC Aprendizagem são os aspectos neuromotores. Desta maneira, os processos da motricidade e neuroaprendizagem são evidenciados em face de uma intervenção qualitativa e positiva dos pacientes. Durante este processo, os elementos básicos da psicomotricidade são frequentemente utilizados, como: o desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e pré-escrita.
O corpo e o movimento são os objetos da análise Psicomotora no ABC Aprendizagem, e tem como objetivo a avaliação de possíveis déficits neuromotores do desenvolvimento infantil e problemas de aprendizagem. Agrega se ao expertise do desenvolvimento neuromotor as questões da grafia (escrita), por ser um ato motor derivado de uma cadeia de vivências, aprendizagens e organizações mentais.