É normal meu filho falar errado?
Com a descoberta da vinda de um filho inicia-se um longo processo de transformação na vida de um casal, são diversas indagações a respeito do desenvolvimento de um ser tão amado e querido. Após o nascimento, esse amor engrandece a cada dia e com ele o desejo de fazer o melhor, com isso surge a preocupação e ansiedade de que cada etapa do seu desenvolvimento esteja compatível a faixa etária, principalmente ao que tange a fala.
As dúvidas são inúmeras acerca do desenvolvimento da linguagem oral, dentre as principais são: “será que meu filho está atrasado na fala?”, “é normal falar só com 2 anos?”, “é normal falar igual ao cebolinha?”, até que idade meu filho pode falar errado?”, quando tenho que procurar um fonoaudiólogo?”.
Tais dúvidas são pertinentes e a informação adequada sobre o desenvolvimento de linguagem contribui para o diagnóstico, intervenção e estimulação precoce.
Primeiro é importante entender que o desenvolvimento de linguagem oral depende da integridade das vias auditivas, do sistema nervoso central, além da estimulação ambiental favorável. Com esses três fatores adequados, espera-se que a criança desenvolva a linguagem oral (receptiva/compreensão e expressiva/fala) sem nenhum atraso.
É essencial esclarecer que a linguagem oral não se remete apenas aos sons de fala, mas também a quantidade de palavras que a criança produz, a qualidade da sua narrativa, a construção da frase e como usa essa linguagem socialmente.
O quadro abaixo ilustrará exatamente o que esperar em cada faixa etária:
Tabela 1- Linguagem expressiva e receptiva
Idade | Linguagem Expressiva | Linguagem receptiva |
0-6 semanas | Choro como manifestação de comunicação | Percebe som da voz |
3 meses | Início do balbucio | Localiza som de voz e observa o ambiente |
6 meses | Balbucio com variação de entonação vocal | Responde a diferentes melodias e à voz materna |
9 meses | Imita sons, fala jargão | Compreende ordens simples, como: “dá tchau” |
12 meses | Primeiras palavras, exemplo: “mama” e ”papa” | Compreende diversas palavras e ordens simples associados a gestos |
18 meses | Produz de 30 a 40 palavras simples, linguagem telegráfica | Reconhece partes do corpo. Brinca de esconde-esconde. Inicia brincadeiras simbólicas |
24 meses | Produz de 200 a 300 palavras com uso de frases simples | Entende instruações com dois conceitos verbais. Ex: “pega a bola na gaveta.” |
36 meses | Forma frases com uso de artigos, plurais, preposições e verbos | Reconhece plurais , pronomes, verbos |
48 meses | Relata fatos acontecidos, faz perguntas, elabora histórias, produz frases com estrutura sintética adequada. | Compreende cerca de 1.500 a 2.000 palavras. |
Tabela 2- Processo Fonológico de acordo com a idade (Wertzner,1992)
Processo Fonológico | Exemplo |
Idade de eliminação |
Substituicao /p/ por /b//t/ por /d/, /k/ por /g/ | pato por bato, tatu por dadu, carro por garro | Ainda com baixa ocorrencia aos 3 anos |
Substituicao /f/ por /v//s/ por /z/, /x/ por /j/ | faca por vaca, caca por casa, sapa por xapa | Ainda com baixa ocorrencia aos 3 anos |
Ensurdecimento fricativas /v/ por /f//z/ por /s/, /j / por /x/ e ensurdecimento de plosivas /b/ por /p//d/ por /t/, /g/ por /k/ | vaso por faso, zebra por sebra, jaca por xaca, bola por pola, dado por tato, gato por cato | Ainda com baixa ocorrencia aos 3 anos |
Metatese | pedra por preda | Ainda com baixa ocorrencia aos 3 anos |
Reducao de silaba | pato por pa | 2 anos e 6 meses |
Harmonia Consonantal | macaco por cacacu | 2 anos e 6 meses |
Substituicao /f/ por /p/, /s/ por/ t/, /j/ por /d/ | faca por paca, sapo por tapo, janela por danela | 2 anos e 6 meses |
Omissao do /R/ | carro por cau ou carro por calu | 3 anos |
Substituicao /k/ por /t/, /g/por /d/ | carro por tarro, gola por dola | 3 anos |
Substituicao /t/ por /k/, /d/por /g/ | tato pot kaku, doce por goce | 3 anos e 6 meses |
Substituicao /s/ por /x/, /z/por /j/ | sapo por xapo, zebra por jebra | 4 anos e 6 meses |
Substituicao /x/ por /s/, /j/por /z/ | chave por save, girafa por zirafa | 4 anos e 6 meses |
Omissao /l/,/r/,/lh/ | bolo por boo, milho por milo, cara por caia ou caa | 4 anos e 6 meses |
Omissao encontro consonantal | prato por pato ou plato blusa por busa ou brusa | 7 anos |
Omissao consoante final | tambor por tambo, pasta por pata | 7 anos |
Caso seu filho apresente sinais de atraso no desenvolvimento de linguagem oral procure um fonoaudiólogo para esclarecer eventuais dúvidas, pois o quanto antes detectado qualquer atraso, melhor será o prognóstico.