Especialidades
O ABC Aprendizagem é um Centro Psicopedagógico Interdisciplinar composto por uma equipe de especialistas, mestres e doutores que oferecem serviço de avaliação e tratamento interdisciplinar a crianças, adolescentes e adultos.
Veja abaixo as especialidades e áreas de atuação do ABC Aprendizagem:
Psicologia
Avaliação individual ou interdisciplinar e tratamento em terapia psicológica para todas as idades dos quadros relacionados aos aspectos emocionais que podem interferir e prejudicar vários fatores da vida tais como: comportamento, cognição, rendimento escolar, relacionamento interpessoal, desenvolvimento biopsicossocial, eficiência acadêmica e profissional, quadros psicossomáticos e qualidade de vida de uma forma mais global.
Psicopedagogia
Avaliação individual ou interdisciplinar com tratamento para todas as idades dos aspectos relacionados com o processo de aprendizagem humana. O tratamento psicopedagógico visa a melhoria das notas escolares, resgate de conteúdos pedagógicos defasados, orientação de estudos, desenvolvimento e adequação de estratégias de aprendizagem, orientação para pais e professores, acompanhamento escolar a fim de melhorar o desempenho acadêmico, diminuição os impactos causados pelas dificuldades ou transtornos de aprendizagem no desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida de uma forma mais global pela importância que o sucesso na vida acadêmica significa para uma vida ocupacional satisfatória.
Fonoaudiologia
Avaliação individual ou interdisciplinar e tratamento para todas as idades relacionados a alterações do Distúrbio da Comunicação Humana: linguagem oral (problemas de comunicação – expressão e compreensão – podem ocasionar dificuldades no desenvolvimento humano, na integração social e profissional), linguagem escrita (alterações na leitura e escrita podem prejudicar as atividades acadêmicas e profissionais), audição (alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo), deglutição (dificuldade para engolir, desde alterações funcionais a comprometimentos neurológicos) e voz (algumas manifestações de alterações vocais são: cansaço ou dor para falar, rouquidão, esforço para falar, falha da voz). Assim qualquer prejuízo em uma das áreas citadas pode interferir diretamente na qualidade de vida biopsicossocial do ser humano.
Neuropsicologia
Avaliação individual ou interdisciplinar e tratamento para todas as idades, visando através da avaliação das funções cognitivas como a atenção, a memória, a percepção, a linguagem e o funcionamento executivo (planejamento, organização, entre outros), em conjunto com aspectos emocionais e comportamentais a compreensão do funcionamento cerebral, e adaptação e/ou melhora das suas condições atuais.
Audiologia
A Avaliação Audiológica, é o exame que avalia a audição das pessoas de todas as idades de forma individual e é totalmente indolor e inócua. É uma avaliação imprescindível para o diagnóstico e acompanhamento da evolução e tratamento das doenças de ouvido. Com esta avaliação é possível verificar normalidade ou alterações do sistema da orelha externa, média e interna, bem como classificar grau e tipo de perda. É uma avaliação compreendida por: inspeção do meato acústico externo, audiometria tonal, audiometria vocal ou logoaudiometria e imitanciometria ou impedanciometria.
Terapia Ocupacional
Avaliação individual ou interdisciplinar e tratamento para todas as faixas etárias do desenvolvimento humano a qualquer pessoa com algum prejuízo temporário ou definitivo da funcionalidade, seja por alterações motoras, sensoriais, emocionais, perceptivas ou cognitivas, que comprometam seu envolvimento ou participação em alguma área de ocupação (atividades de auto cuidado, atividades instrumentais de vida diária, educacionais, brincar, lazer, trabalho, ou interação social).
Integração Sensorial
Integração Sensorial (IS) é uma teoria utilizada pela Terapia Ocupacional e para a atuação nesta área especifica é necessário Certificação Internacional em Integração Sensorial. A IS se define como “processo neurológico que organiza as sensações do nosso corpo e do ambiente e torna possível usar o corpo de forma efetiva com o ambiente” (Ayres, 1989). A teoria é utilizada para avaliação e tratamento das Disfunções dos Processamentos Sensoriais. Algumas crianças tem dificuldade em reconhecer, integrar e organizar os vários inputs sensoriais que recebe do ambiente e em seu corpo para dar respostas corporais, comportamentais e sociais efetivas a demanda exigida, sendo que essa habilidade em integrar essas informações sensoriais é fundamental para a desenvolvimento infantil. “A aprendizagem é uma função do cérebro que requer processamento exitoso de informações sensoriais, a fim de contribuir para o desenvolvimento das habilidades essenciais necessárias para a atenção, compreensão e organização das múltiplas entradas sensoriais” (Ayres,2005).
Psicomotricidade
A psicomotricidade é a ciência que estuda a relação entre o psiquismo e o corpo, estando presente em todas as atividades que desenvolvem a motricidade, tendo em vista o conhecimento e o domínio do próprio corpo. A estrutura da educação psicomotora é fundamental para o processo de aprendizagem. Durante este processo, os elementos básicos da psicomotricidade são frequentemente utilizados, como: o desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e pré – escrita. A má constituição do desenvolvimento psicomotor pode acarretar em futuros problemas na escrita, leitura, direção gráfica, discriminação de letras, ordenação de sílabas, abstração (matemática), análise gramatical, entre outros.
Reabilitação Cognitiva
Tratamento individual com técnicas padronizadas que busca melhorar o desempenho e desenvolver a realização de tarefas que demandem de funções cognitivas tais como atenção, concentração, memória operacional, aprendizagem, planejamento, organização, capacidade viso construtiva, habilidades perceptuais e eficiência intelectual.
Avaliação e Reabilitação do Processamento Auditivo
A Avaliação do Processamento Auditivo visa avaliar as habilidades auditivas relacionadas ao processo de entender, armazenar e localizar os estímulos auditivos, apesar de uma audição adequada. Crianças, adolescentes e adultos com dificuldade no Processamento Auditivo pode apresentar alteração na comunicação oral ou escrita, agitação, hiperatividade, apatia, memória auditiva prejudicada, dificuldade em compreender mensagens acústicas em ambientes ruidosos e apresentar prejuízos no processo de aprendizagem.
Avaliação e Reabilitação do Processamento e Rendimento Visual
Além das funções avaliadas em um exame visual de rotina (como a acuidade visual, refração e saúde ocular) permite investigar com profundidade a visão binocular – sensorial e motora – e o processamento das informações captadas pelos olhos. Essa avaliação possibilita identificar se a visão, em um contexto amplo, pode estar influenciando negativamente pessoas com dificuldades de aprendizagem ou baixo rendimento escolar, esportivo e profissional. Diversos recursos reabilitativos podem ser empregados de acordo com a necessidade, desde a indicação de filtros, prismas e lentes especiais à terapia visual neuro cognitiva.
Avaliação e Tratamento Interdisciplinar
A avaliação e o tratamento interdisciplinar é uma abordagem do conhecimento em que duas ou mais especialidades, realizadas simultaneamente, estabelecem uma relação de análise e interpretação dos dados do paciente a fim de proporcionar uma atuação mais abrangente, profunda e especializada. Este é o padrão internacional de eficiência e fidedignidade no processo de avaliação para a definição de diagnósticos cientificamente válidos. Neste processo o paciente passa por dois ou mais profissionais da equipe interdisciplinar do ABC Aprendizagem que realizarão uma reunião em conjunto para definir a hipótese diagnóstica, os encaminhamentos para tratamento e as melhores orientações para a família e escola.