Apraxia de fala na Infância
O que é apraxia de fala na infância?
Apraxia de fala na infância (AFI) é caracterizada por uma dificuldade de planejar e realizar os movimentos motores responsáveis por produzir os sons e palavras da língua. Em resumo, a criança tem mais dificuldade para falar e ser compreendida e isso pode acarretar em prejuízo no desenvolvimento de fala.
Sinais
- Bebês que balbuciam pouco
- Atraso para falar as primeiras palavras
- Dificuldade para falar as palavras, mesmo as consideradas simples
- Fala difícil de compreender
- Erros variados (para a palavra “bala” pode produzir “pala”, “cala” ou “ba”, variando a produção)
- Apesar de não ser uma regra, crianças com diagnóstico de Síndrome de Down, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDL (Transtorno do desenvolvimento de linguagem) muitas vezes também apresentam o quadro de apraxia de fala na infância
Diagnóstico e profissionais
Uma avaliação completa de linguagem deve ser realizada por um fonoaudiólogo. Para complementação das informações. Outros profissionais podem ajudar neste diagnóstico, como o terapeuta ocupacional e o neuropediatra.
Tratamento
A terapia fonoaudiológica específica para apraxia de fala e a intervenção precoce são muito importantes para um resultado promissor. O tratamento apresenta resultados positivos a médio e longo prazo quando as estratégias adequadas são realizadas durante as terapias. Após um período de terapia já pode ser observada melhora nas habilidades comunicativas.
Vale lembrar
Sempre que houver dúvidas sobre atraso de fala da criança não hesite em procurar um fonoaudiólogo.