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Reabilitação Vestibular

Quando viro a cabeça deitada na cama sinto tontura. Quando caminho não tenho equilíbrio. Quando levanto sinto tudo girar. Frequentemente tenho desequilíbrio e quedas. Tenho mal-estar quando estou no elevador, ônibus ou carro em movimento.

Se você passa por situações semelhantes você pode ter algum problema no labirinto. Cerca de 42% da população adulta queixa-se de tontura, sendo o mais frequente após os 65 anos.

As alterações do labirinto podem gerar tontura e desequilíbrio postural. As causas mais comuns são distúrbios metabólicos, insuficiência vertebrobasilar, síndrome do desequilíbrio do idoso, vertigem posicional paroxística benigna, vestibulopatias cervical, e, mais raramente, a tontura pode ser de origem visual, neurológica ou psicológica. É fundamental procurar uma avaliação médica otorrinolaringológica para investigação diagnóstica.

Na maioria das vezes o tratamento envolve uso de medicamento antivertiginoso, modificações de hábitos em vida diária, orientação alimentar e exercícios de reabilitação do equilíbrio corporal. Esse conjunto de exercícios personalizados de acordo com a necessidade do paciente é chamado de reabilitação vestibular. A qual tem como objetivo reduzir os sintomas de tontura e promover a recuperação do equilíbrio, maior independência e qualidade de vida.

A intervenção fonoaudiológica na reabilitação vestibular (RV) abrange a manobra de reposicionamento nos casos de Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) ou exercícios repetitivos e personalizados que estimulam o labirinto e promovem a compensação central, adaptação e habituação.

A RV é uma técnica efetiva no tratamento dos distúrbios do equilíbrio corporal de origem vestibular, há evidências de melhora total ou parcial dos sintomas, maior independência em atividades de vida diária e aumento na qualidade de vida após a intervenção fonoaudiológica.

Agora, o setor de Audiologia ABC Aprendizagem realiza manobras VPPB e reabilitação vestibular.

Agende uma consulta em: https://abcaprendizagem.com.br/audiologia/, ou se preferir, entre em contato através do Whatsapp: 11 9 9112 9281


Referências:

Maia FCZ. Albernaz PLM, Carmona S. Otoneurologia atual. 1. Ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014
Sauvage JP. Reabilitação Vestibular – Guia Prático. 1. Ed. Rio de Janeiro: Revinte, 2017
Zeigelboim BS. Manual teórico-prático do exame labiríntico. Curitiba: UTP, 2011
Simoceli L, Bittar RMS, Bottino MA, Bento RF. Diagnostic approach of balance in the elderly: preliminary results. Rev Bras Otorrinolaringol. V.69, n.6, 772-7, nov./dez. 2003


Equipe de Audiologia:

Dra. Elisiane Miranda

Dra. Elisiane Miranda

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga (UFSM/RS)
Especialização em Audiologia (UFSM/RS) e Saúde Pública (IBPGE – Campinas/SP)
Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (UNIFESP/EPM)
Profa. Adjunta da Faculdade de Ciência Médica da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)
Profa. Adjunta da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM)
Profa. Colaboradora do Curso de Aperfeiçoamento em Dispositivos Eletrônicos de Amplificação (CEDIAU/SP)
16 anos de experiência em Fonoaudiologia, com ênfase em Diagnóstico Audiológico, Próteses Auditivas, Neuroaudiologia / Processamento Auditivo Central e Reabilitação dos Distúrbios da Audição
CRFa. 2-8651/7

Ms. Anderson Pereira

Fonoaudiólogo

Fonoaudiólogo (FATECI/CE)
Especialista em Docência do Ensino em Saúde (ALBERT EINSTEIN/SP)
Mestre em Saúde da Comunicação Humana (FCMSCSP)
Aperfeiçoamento em Dispositivos Eletrônicos de Amplificação para a População Pediátrica e Adulta (CEDIAU/SP)
Formação no método Picture Exchange Communication System (PECs)
Aperfeiçoamento em Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD/TEA (CREAECE)
Coordenador do Comitê de Novos Talentos da Academia Brasileira de Audiologia Gestão 2019-2021 (ABA)
Experiência em Diagnóstico Audiológico, Próteses Auditivas), Reabilitação Vestibular, Zumbido e Transtornos Globais do Desenvolvimento
CRFa 2-11510/8