icons_abc_tel
icons_abc_mail
icons_abc_facebook
icons_abc_location

Você sabe como identificar a Dislexia?

A dislexia é um transtorno específico das habilidades escolares de leitura que pode dificultar o aprendizado e o desempenho escolar. As pessoas com dislexia em geral apresentam dificuldade na leitura e escrita, muitas vezes tendo dificuldade para associar os sons da língua às suas letras correspondentes. Por isso, quem tem dislexia, tem mais dificuldade em formar e ler palavras, frases e textos. Isso pode causar muita angústia, frustração, baixa autoestima e prejuízos importantes no processo de aprendizagem formal.

Alguns sinais da dislexia na idade escolar

  • Lentidão na aprendizagem, principalmente no momento da alfabetização;
  • Dificuldade com rimas;
  • Dificuldade de concentração;
  • Desinteresse por livros ou leitura de uma forma geral;
  • Resistência em ir para a escola;
  • Desorganização.

Na leitura

  • Dificuldade em decodificar as letras e palavras;
  • Atraso na aquisição da habilidade de leitura;
  • Leitura oral mais lenta, “travada” ou com erros;
  • Dificuldades de compreensão do que está sendo lido;
  • Muita resistência na hora de realizar a tarefa escolar;
  • Adivinhar palavras ou ler palavras de forma errada;
  • Não querer ler em voz alta na frente dos colegas.

Na escrita

  • Dificuldade de lembrar o traçado das letras;
  • Trocas de letras nas palavras, mesmo nas mais frequentes;
  • Letra feia ou resistência em escrever;
  • Palavras com sílabas invertidas ou palavras em que faltam letras ou silabas;
  • Dificuldade e resistência na produção de frases e textos;
  • Respostas orais mais completas do que as respostas por escrito.

Caso perceba alguns destes sinais, procure um profissional da Fonoaudiologia ou Psicopedagogia para realização de uma Avaliação Interdisciplinar (critério internacional no diagnóstico da Dislexia) para confirmação diagnóstica ou possível identificação de comorbidades (transtornos que podem ocorrer “junto” com a Dislexia) e diagnósticos diferenciais (outras dificuldades ou transtornos que possam estar interferindo no processo de aprendizagem escolar).

Como o professor pode ajudar?

  • Elogiar as habilidades positivas do aluno e ressaltar suas capacidades independente de sua dificuldade na leitura;
  • Possibilitar que o aluno realize as provas em local separado e com mais tempo;
  • Oferecer um ledor no momento da prova;
  • Ler a prova para o aluno de forma espaçada e com verificação simultânea;
  • Permitir complemento oral das respostas na prova;
  • Não descontar nota de erros ortográficos que não foram ainda significativamente aprendidos pelo aluno.

Sugestões de leitura para pais:

Livro: A Vida Secreta Da Criança Com Dislexia – Robert Frank (Autor). Diagnosticado com dislexia, o autor, Robert Frank conta que até a faculdade não sabia que era disléxico. Casado e pai de dois filhos, relata que a criança com dislexia muitas vezes é confundida com alguém pouco inteligente, preguiçoso e que finge não entender. Segundo o autor, “A Vida Secreta da Criança com Dislexia”, ajuda os pais a compreenderem melhor o que seus filhos passam todos os dias.

Leitura rápida: O blog DilexClub foi idealizado por um publicitário que aos 10 anos descobriu ser disléxico. O blog tem várias dicas e artigos bacanas e tem o objetivo de ajudar Disléxicos e suas famílias que estão em busca de apoio.

Sugestões de leitura para professores:

Livro: O professor e a dislexia – Mauro Muszkat (Autor), Sueli Rizzutti (Autora). Neste livro os autores expõem de maneira didática os aspectos neurobiológicos e cognitivos da dislexia e discutem a implementação de estratégias efetivas e precoces de intervenção para o ambiente escolar.

Conheça a equipe interdisciplinar ABC Aprendizagem: https://abcaprendizagem.com.br/equipe/


Amália Nucci Freire - Fonoaudióloga - ABC Aprendizagem

Amália Nucci Freire

Fonoaudióloga

Marieliz Toledo Arruda - ABC Aprendizagem

Marieliz Toledo Arruda

Fundadora do ABC Aprendizagem Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga